Livre e de código aberto: Não poderia deixar de mencionar isto como o primeiro item da lista. Python está sob a licença Python Software Foundation License, que é similiar a GPLcom excessão de que pode-se distribuir os binários da linguagem sem necessitar anexar os fontes.
Multiplataforma: Por ser uma linguagem interpretada, Python roda em qualquer sistema que possua o seu interpretador. Além disso há “dialetos” Python como o já famoso Jython, uma forma de escrever Python em Java.
Alto Nível: Python é uma linguagem de alto nível, de desenvolvimento rápido (RAD – Rapid Application Development) e que segue técnicas de DRY (Don’t Repeat Yourself) e KISS (Keep It Simple Stupid), é inteligível como o Inglês e sempre evita o implícito.
Orientada a Objetos: A orientação a objetos no Python é explícita e muito divertida. Aliás, tudo para o Python são objetos e pacotes (inclusive tipos “primitivos”), mas nada que impeça que você programe de uma forma estruturada ou funcional. Isto tecnicamente faz do Python uma linguagem multiparadigma.
Tipagem dinâmica forte: Isso quer dizer que você pode atribuir a uma variável qualquer tipo de valor e em qualquer momento do seu código fonte. Porém, Python não permite que você tente concatenar uma string com um valor inteiro, por exemplo.
Sintaxe: A sintaxe do Python é uma das suas mais fundamentais características. Em Python um bloco de código (por exemplo um if) é feito através de indentações. Isso força o desenvolvedor a indentar seu código fonte e garante uma boa legibilidade. Além de reduzir o uso de caracteres “esotéricos” como ->, ::, :=, {, }, etc. com Python você é capaz de escrever um for que testa uma determinada sequência e monta uma lista com (acredite) uma linha apenas.
Frameworks: Além de multiplataforma e multiparadigma, com o Python você é capaz de desenvolver para qualquer tipo de ambiente, seja desktop, web ou móvel. Para isso o Python conta com excelentes frameworks que auxiliam desde o desenvolvimento web, até o desenvolvimento de jogos ou algorítmos científicos de cálculos avançados.
Mercado: Contando com usuários ilustres como o Youtube, EVE Online, Firaxis Games e Google, o Python vem ganhando mercado gradativamente e entre os entendidos do assunto já virou uma linguagem bastante cultuada mas pouco aplicada nas empresas brasileiras;
Documentação: Este é outro ponto forte da linguagem. No site da comunidade brasileira você tem uma lista de fontes de estudos que é só um aperitivo do imenso conteúdo que você pode encontrar na Web;
Divertido: Acredite ou não, Python é extremamente divertido. Posso afirmar com toda a convicção que esta linguagem re-acendeu a minha paixão pelo mundo da programação, infelizmente apagada pelos anos de PHP e pelas aulas de Delphi na faculdade.
Comente aqui: